Cerca de 800 pessoas assinaram manifesto online para cobrar ações da prefeitura no combate às enchentes. A iniciativa Enchentes Zero é do Move Sanca, grupo de 200 voluntários de diversas formações e classes sociais.
O projeto começou há cerca de 2 anos, quando o Conselho de Proteção e Defesa Civil de São Carlos foi instituído. Os estudos tinham esfriado, mas com a forte enchente que atingiu o município em novembro do ano passado e que causou grandes prejuízos, o grupo se mobilizou e construiu o projeto novamente. O colíder Mário Casale destaca que a iniciativa visa trabalhar em conjunto com a prefeitura a longo prazo.
“Por isso que resolvemos fazer esse manifesto e tornar público que estamos solicitando e a forma que entendemos que a Prefeitura possa buscar a solução deste problema”, comenta.
O abaixo-assinado ainda está disponível para assinatura por meio da plataforma Change.org. Sayonara Reis Azevedo, colíder do grupo, conta que o manifesto preza pelo diálogo com o poder público e busca integrar a sociedade civil na discussão de soluções para as enchentes da cidade.
“Estamos aqui para conversar, não apenas cobrar, mas poder ajudar com que isso aconteça de maneira efetiva a longo prazo”, opina.
O grupo pede ainda transparência e prestação de contas. O manifesto será entregue de forma simbólica ao prefeito Airton Garcia (PSL) e ao vice-prefeito Edson Ferraz (MDB), no dia 5 de junho. “É o Dia Mundial do Meio Ambiente”.
Na última semana a Secretaria de Obras Públicas apresentou os processos elaborados para o lançamento dos editais para execução das obras contra enchentes. Os recursos conquistados junto ao governo foram de R$ 10 milhões e 500 mil reais.
Foram preparados 4 processos para abertura das licitações. A construção de um muro de contenção no Jardim Gonzaga; ampliação da seção de vazão no córrego Monjolinho; obras de pavimentação e drenagem do Parque São José e também a execução de sifão e galeria do córrego Mineirinho.
Segundo a prefeitura, outras obras já estão em andamento, como o piscinão da CDHU que vai possibilitar a redução de até 15% do volume de água que chega na região do Mercado Municipal e também o projeto de uma lagoa de contenção em uma área próxima ao pontilhão da Travessa 8, na Vila Prado, junto com a concessionária Rumo.
Em nota, o gabinete do prefeito confirmou o recebimento do convite e anunciou que está analisando e participação de Garcia e do vice.