Registrando 6,3ºC, a cidade de Itirapina (SP) teve a manhã mais fria do Brasil por algumas horas nesta quinta-feira (5). Na região, 13 cidades registraram temperaturas abaixo dos 10ºC.
Segundo a Climatempo, a quinta-feira teve a manhã mais fria do ano na maioria das cidades do Estado de São Paulo, com recordes de temperatura. Em São Carlos (SP), por exemplo, os termômetros registraram 9ºC, com a sensação térmica ainda menor e recorde de frio no ano. A temperatura mais baixa registrada tinha sido 12ºC, em 12 de abril.
Mas o grande destaque foi para Itirapina, a cidade de pouco mais de 18 mil habitantes que registrou a temperatura mais baixa do Brasil entre 5h e 6h, segundo a Climatempo e o Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas). Na Serra Catarinense, onde geralmente é o ponto mais frio do país, os termômetros estavam em 6,8ºC.
“Ainda estão sendo levantadas as questões de geada, dos moradores de rua, e a gente não tem ouros dados, mas a princípio não teve problemas [por conta do frio]. A previsão é máxima de 22ºC hoje, e até domingo é para permanecer nessa faixa de temperatura”, explicou José Antônio Teixeira Jr, chefe da Defesa Civil.
Segundo Jr, a região da Represa do Broa é uma das áreas mais frias da cidade, mas a preocupação está também em outras regiões. “A área rural também foi bastante afetada porque tem bastantes áreas baixas, mas não sabemos ainda se teve geada. Se estivesse ventando, a sensação térmica seria ainda pior”, disse.
A previsão é que o frio se mantenha em todas as cidades da região. Mesmo com sol, o vento gelado pode continuar derrubando as temperaturas pelo menos até o final de semana, com tendência de temperaturas máximas abaixo dos 25ºC e mínimas na casa dos 10ºC.