O mês de março, que marca a mudança entre verão e inverno, promete ser bastante quente e abafado por todo o país. Segundo os meteorologistas, são esperadas de três a quatro frentes frias e há possibilidade de ondas de calor em algumas áreas, incluindo o Estado de São Paulo.
A expectativa é que as frentes frias que vão se formar sejam quase todas oceânicas, o que significa que o ar frio de origem polar, que as acompanham naturalmente, pode não ter força para avançar pelo interior para provocar queda de temperatura.
De acordo com a meteorologista, também não se pode descartar a possibilidade de ondas de calor atingindo principalmente as áreas do Sul e no oeste paulista. De modo geral, as temperaturas devem ficar um pouco acima da média, enquanto as chuvas ficam dentro da média.
Mudança de estação
O verão termina oficialmente no dia 20 de março, e neste mesmo dia chega o outono, que segue até 20 de junho. A nova estação marca a transição entre o verão e o inverno, e por conta disso tem características das duas estações.
Nos estados da região Sudeste, a estação é conhecida pela presença de massas de ar frio, e este ano os meteorologistas estão alertando para projeções que sinalizam uma possível Zcas (Zona de Convergência do Atlântico Sul) na última semana do mês.