São Carlos começou o ano com fortes contratações nos setores de serviços e indústria. O município somou 927 novos postos de trabalho em janeiro. O resultado é o melhor da breve série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) iniciada há dois anos. A expansão cobriu as perdas ocorridas em dezembro, quando 758 postos foram extintos.
Segundo a divulgação mensal do Ministério do Trabalho, o setor de serviços somou 444 novas vagas e foi o que teve melhor desempenho no mês, com 47,9% das oportunidades geradas.
A indústria vem na sequência, com 254 postos de trabalho com carteira assinada. A construção civil também teve bom desempenho e puxou 129 novos empregos.
O comércio, que teve um mês de dezembro ruim, recuperou parte das vagas extintas em janeiro. A arrancada de 2022 teve 66 novas vagas de trabalho. A agropecuária também fechou janeiro no azul com 34 novos postos.
Empregos e demografia
O mercado de trabalho foi mais benéfico para homens do que para mulheres em janeiro. A situação repete a já verificada nos meses anteriores. No primeiro mês do ano foram 673 homens e 254 mulheres entre os empregados com carteira assinada.
Entre as escolaridades, os trabalhadores com ensino médio completo tiveram vantagem com quase 55% dos postos criados. Na sequência, vêm o fundamental completo (15,2%) e superior completo (11,8%).
Os mais jovens, de 18 a 24 anos, largaram na frente em 2022, com 47,1% dos postos de trabalho. Com 23,6%, os trabalhadores de 30 a 39 anos ocuparam a segunda posição. De maneira geral, as faixas etárias tiveram resultados no azul, exceção à dos 65 anos ou mais, com fechamento de 7 postos.