O Ministério da Saúde passou a recomendar Estados e municípios a realizarem testes rápidos para diagnóstico de dengue no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, municípios têm recorrido a exames laboratoriais, que frequentemente demoram a retornar com o diagnóstico.
Segundo o ministério, a compra está em andamento para distribuição. O teste deverá ser realizado entre o primeiro e quinto dia de sintomas. Para casos graves e mortes suspeitas, a orientação é fazer o exame laboratorial.
A medida chega com a alta de casos de dengue e o agravamento da situação epidemiológica em diferentes Estados. São 1,6 milhão de casos e 647 mortes pela doença.
O acidade on enviou questionamentos ao Ministério da Saúde e aguarda respostas. O espaço segue aberto.
Realidade em São Carlos
Em São Carlos, a Secretaria de Saúde afirma que segue enviando exames coletados ao Instituto Adolfo Lutz, que é referência nos exames para dengue no Estado de São Paulo e que aguarda o envio de testes rápidos prometidos pelo ministério.
O município efetivou a compra direta de 8 mil testes rápidos que serão utilizados em casos que exigem rapidez no fechamento do diagnóstico, em paralelo ao exame laboratorial.
A Saúde também informou que dá andamento a uma licitação maior para a compra de testes rápidos para a eventualidade de a situação epidemiológica se agravar.
Quanto à remessa do Ministério da Saúde, a pasta municipal disse que espera e distribuição.