Morreu nesta sexta-feira (26) o professor Zé do Prado, personalidade conhecida da área da Educação de São Carlos (SP) e que possuía o título de Cidadão Honorário concedido pela Câmara Municipal. O velório acontece às 13h30, com o sepultamento às 15h30.
Nascido em Ibaté (SP), o professor José do Prado Martins era educador e escritor e foi uma peça importante para a educação local. Além de cidadão honorário, Zé também recebeu o título de professor emérito da Unicep de São Carlos.
Ele possuía graduação em Pedagogia – Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Pardo (1975) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1984). Deu aula na Faculdade de Filosofia do Seminário Diocesano, no Instituto de Educação José Ferreira da Silva, no Colégio São Carlos, no Colégio Diocesano São Carlos. Era professor de cursos de graduação e pós-graduação, em Educação e Assessor da Diretoria de Pós-Graduação da UNICEP, de São Carlos. Foi também um dos responsáveis pela implantação do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNICEP, aprovado em 22 de julho 1994.
Em seus livros, Zé sempre relatou fatos e curiosidades do município, além de ser uma figura importante para a história da Vila Prado, um dos primeiros bairros criados na cidade. Ele também chegou a ser secretário da Educação durante o mandato do ex-prefeito Vadinho de Guzzi, de 1989 a 1992.
Declarações e homenagens
Nas redes sociais, entidades educacionais e estudantes manifestam seu pesar com declarações e homenagens. Uma delas foi a Anglo São Carlos, onde Zé dedicou boa parte de sua vida como diretor.
“Suas duas paixões: a educação e o São Paulo Futebol Clube. Ser humano de extrema sabedoria e bondade, ajudou centenas de pessoas (seja na área educacional ou futebol). Agradecemos pelo seu incansável empenho dedicado à área de Educação e ao Colégio. O céu ganhou mais uma estrela!”