Continua hoje (25) o mutirão cata-treco contra o mosquito Aedes aegypti nos bairros de São Carlos. Os agentes percorrem o Planalto Paraíso e parte do Santa Felícia até as 17 horas.
Na última semana, as equipes de combate às endemias passaram pelos bairros Romeu Tortorelli e parte do Santa Felícia. Foram 82 toneladas de inservíveis retiradas de casas e ruas do município.
A proposta do mutirão é promover a limpeza das áreas, conscientizar a população sobre a importância da destinação de objetos e materiais descartados e mapear os pontos de descarte irregulares.
Os agentes têm enfrentado dificuldades para entrar nas residências. A Vigilância em Saúde pediu para que a população abra as portas e receba a equipe que está sempre uniformizada.
O mosquito Aedes aegypti é transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Em 2022 já foram registradas em São Carlos 653 notificações, com 236 casos positivos de dengue, sendo 215 autóctones e 21 importados, com um óbito.
Para chikungunya foram registradas 5 notificações, com 5 casos descartados. Para Febre Amarela foi registrada uma notificação, com um caso descartado. Para zika nenhuma notificação foi registrada até agora.