- Publicidade -
CotidianoNo Dia da Mulher, Prefeitura de São Carlos anuncia abertura da Casa de Passagem Feminina

No Dia da Mulher, Prefeitura de São Carlos anuncia abertura da Casa de Passagem Feminina

Cidade também terá programação especial para as mulheres durante o mês de março; confira

- Publicidade -

Prefeitura anunciou abertura da Casa de Passagem Feminina nesta terça. Foto: Divulgação
Prefeitura anunciou abertura da Casa de Passagem Feminina nesta terça. Foto: Divulgação

 

A secretária de Cidadania e Assistência Social, Vanessa Soriano, anunciou nesta terça-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, em solenidade realizada no Paço Municipal, a abertura de mais um serviço para auxiliar as mulheres de São Carlos: a Casa de Passagem Feminina. 

- Publicidade -

“Pretendemos inaugurar esse espaço no próximo dia 18 de março. A pedido do prefeito Airton Garcia vamos oferecer um serviço diferenciado para mulheres em situação de rua e vulnerabilidade social, porém com propósito distinto da Casa Abrigo Gravelina Terezinha Leme que atende casos de abuso sexual e judicializados. A nova Casa de Passagem oferecerá atendimento provisório para mulheres a partir dos 18 anos, com ou sem filhos”, explicou Vanessa Soriano, que afirmou, ainda, que o Centro de Referência da Mulher também será reativado. 

Lucinha Garcia, secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e presidente do Fundo Social de Solidariedade, que no ato representou o prefeito Airton Garcia, ressaltou a luta pela igualdade. “Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência. As mulheres merecem respeito, atenção, igualdade de direitos e principalmente a proteção contra agressores que insistem em desrespeitar a lei. E a Prefeitura estará sempre empenhada em agir nesse sentido”, disse a secretária. 

Todas as mulheres da atual administração participaram do ato solene para comemorar o Dia Internacional da Mulher, que esse ano tem como tema “A vida e feita de lutas e não de flores”. As secretárias de Trabalho, Emprego e Renda, Danieli Favoretto Valenti; de Infância e Juventude, Ana Beatriz Sodelli; de Educação, Wanda Hoffmann; a diretora do PROCON São Carlos, Juliana Cortes e a chefe de gabinete da Fundação Pró-Memória, Larissa Lavadessi, além das vereadoras, Cidinha do Oncológico e Professora Neusa, fizeram questão falar sobre a data. 

HOMENAGEADAS – Foram homenageadas três mulheres que se destacaram em 2021. Denise Gobbi Szakal, delegada da Delegacia de Defesa da Mulher; Ângela Lopes, advogada, mulher transexual e ativista social e a senhora Cecília Ferreira dos Santos, 106 anos, mulher que sempre lutou contra a discriminação racial que na ocasião foi representada pela neta Helena Maria de Almeida Silva. 

“Me sinto honrada pela homenagem. A violência sempre existiu, porém hoje as mulheres estão procurando mais as delegacias, sabem mais sobre os seus direitos. Agradeço aqui o apoio da Guarda Municipal por meio da Patrulha Maria da Penha. Ela nos ajuda, permitindo mais mobilidade e rapidez, pressupostos essenciais quando se trata de ajuda e socorro para mulheres vítimas da violência. Nos auxilia demais na fiscalização das medidas protetivas”, disse a delegada Denise Gobbi Szakal. 

- Publicidade -

Ângela Lopes afirmou que a homenagem foi um marco. “É a primeira vez que uma mulher transexual é reconhecida como mulher. Essa homenagem legitima a nossa luta pelo reconhecimento da nossa identidade como mulher”. 

A neta da senhora Cecília Ferreira dos Santos, 106 anos, Helena Maria de Almeida Silva também agradeceu a homenagem feita a avó. “Uma mulher simples, da roça, negra e que sempre lutou contra a discriminação racial e a desigualdade social. “Agradeço em nome da minha vó que com 106 anos está lúcida e ainda cuidando de toda a nossa família”. 

Confira a programação do mês da mulher em São Carlos: 

Rodas de conversa
15/3 – 9h – Centro de Convivência do Idoso do Zavaglia;
17/3 – 14h – CRAS Santa Felícia;
22/3 – 8h – Centro de Convivência do Idoso Vera Lúcia Pilla;
22/3 – 14h – CRAS Jockey Clube;
23/3 – 14h – CRAS Santa Eudóxia;
30/3 – 14h – Centro de Convivência do Maria Stella Fagá; 

Conselho de Direitos da Mulher:
21/3 18h30 – Pré-conferência da Mulher;
31/3 – 19h – Conferência da Mulher e eleição de conselheiras; 

Palestra:
16/3 10h30 – Paço Municipal “Demandas e trajetórias de mulheres em situação de rua no município de São Carlos” – UFSCar; 

Inauguração
18/03 10h30 Inauguração da Casa de Passagem Feminina; 

A partir do dia 15 de março, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) oferece manicure gratuitamente para as mulheres. Para fazer as unhas as interessadas devem marcar o dia e horário pelos telefones 3372-0865 ou 3419-7350. O Instituto Mix, a partir de 14/03, em parceria com o Fundo Social, oferece corte de cabelos e também manicure. Para agendar basta ligar no 3415-6750. 

No mês de março também será apresentado o Programa 1000 Mulheres, em parceria com o Sebrae e com a participação da OAB, ACISC, CIESP, Promotoras legais e a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -