Uma nova frente fria chega nesta quinta-feira (18) e deve trazer chuvas intensas e uma leve queda de temperatura para o estado de São Paulo neste final de semana. Os acumulados são elevados por toda a região Sudeste e podem causar transtornos.
Hoje ainda acontece o calor pré-frontal, que antecede a chegada da frente fria e aumenta também a sensação térmica. A máxima prevista para a região chega a 35ºC e pode ser um dos dias mais quentes de toda a semana.
Meteorologistas explicam que a frente fria está sendo formada por uma área de baixa pressão que se forma no oceano e ajuda a canalizar umidade sobre o interior paulista e outras regiões do Sudeste, colocando vários estados em alerta para chuvas (veja mais abaixo).
A chuva prevista deve ser diferente das chuvas de verão, chega mais volumosa e forte, ocorrendo desde a manhã e ao longo do dia. Assim, as instabilidades persistem sobre o estado de São Paulo, Rio de Janeiro e pelo sul de Minas.
A queda de temperatura deve ser bem leve e sutil, com o clima passando de um calor em excesso para mais ameno, mas os termômetros ainda podem chegar a registrar 30ºC nas cidades do interior e a sensação ainda será de tempo bastante abafado.
Alertas para chuvas
A formação desse sistema já inseriu várias regiões em alerta para pancadas de chuva. Hoje, as pancadas devem começar a ocorrer a partir da tarde e podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento, mas por serem isoladas, são mais difíceis de acontecer em todas as cidades.
Na sexta, as pancadas ganham volume e os temporais podem ocorrer ao longo do dia, intercalando momentos de melhora. Essa chuva excessiva pode, inclusive, causar transtornos como pontos de alagamentos pelo estado.
No sábado, o volume esperado é ainda maior e a presença de um cavado meteorológico ajuda na formação de nuvens carregadas, especialmente em regiões de serra. A ventania também deve chegar com as chuvas.
Na região de São Carlos, a chuva deve ficar mais expressiva na sexta e sábado, com 20 e 40 mm previstos, respectivamente. No domingo, há previsão de mais 18 milímetros e um leve aumento na temperatura.