O número de atropelamentos e acidentes de moto está crescendo em São Carlos, segundo dados do Infosiga, sistema do governo estadual. Entre janeiro e maio deste ano, já foram 19 vidas perdidas em acidentes de trânsito, a maioria delas envolvendo os dois tipos de ocorrência.
Nestes 150 dias corridos a cidade contabilizou 565 acidentes de trânsito –uma média de quase quatro ocorrências por dia – sendo 15 deles fatais. As vias municipais continuam concentrando o maior número de acidentes (71,45%).
No comparativo entre abril e maio, houve um aumento de 17,6%, e em relação aos demais meses, maio fechou como o segundo mês com o maior número de acidentes até o momento.
VEJA TAMBÉM
Homem morre atropelado por caminhão na SP-215, próximo ao Aracy, em São Carlos
Criança é resgatada por bombeiros após prender a cabeça em portão em Porto Ferreira
Em relação aos acidentes fatais, houve uma queda leve em relação ao quarto mês. Dos 15 totalizados, seis deles foram ocasionados por acidente de moto e outros cinco foram atropelamentos.
ATROPELAMENTOS
De janeiro a maio foram 15 outras ocorrências, sendo cinco delas fatais. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve uma ligeira queda de 34,7%, mas no comparativo mensal, o número dobrou.
Fevereiro foi o único mês que não registrou esse tipo de acidente. Janeiro, março, e abril registraram três casos cada um e maio teve mais seis.
ACIDENTES DE MOTO
As ocorrências envolvendo motos seguem o mesmo padrão, com aumento gradativo por mês desde março. Em alguns meses, como fevereiro, março e abril, o número de acidentes com moto superou os que envolveram automóveis.
A somatória dos meses também aponta que o número de acidentes de moto (217 no total) está acima das ocorrências com carros (166). Em maio, foram 56 ocorrências de automóveis e mais 50 de motos.
Nos primeiros cinco meses, o Infosiga somou seis acidentes fatais de moto na cidade, e mais duas mortes foram calculadas em junho, mas ainda não constam no banco de dados, já que a última atualização é de maio.
A plataforma não inclui estatísticas sobre feridos, mas segundo dados da Polícia Militar de São Carlos, 84 pessoas ficaram feridas em acidentes de moto na cidade de janeiro até 15 de junho.
LEIA MAIS