Subiu para 65 o número de casos confirmados de dengue em São Carlos (SP). Em 15 de março, o total de positivados para a doença era de 51. O município soma em menos de três meses quase a metade dos casos de 2021 inteiro.
São 268 notificações da infecção transmitida pelo Aedes aegypti. Das 65 confirmações, 57 foram de doenças adquiridas dentro da cidade, situação em que as autoridades sanitárias chamam de autóctone. Outros oito casos são importados, quando a transmissão ocorre em outro município.
Além dos casos de dengue, a Vigilância Epidemiológica divulgou as notificações de outras doenças transmitidas pelo aedes. São três notificações descartadas para chikungunya. Para febre amarela há um registro de caso suspeito que aguarda resultado de exame laboratorial. Não há notificação para zika.
No ano passado todo, São Carlos somou 136 casos positivos, dentre 670 notificações. Foram 102 infecções autóctones e 34 importadas. Não houve casos de chikungunya, febre amarela e zika. Em 2020 foram 640 infectados por dengue no município, sem registro dos outros arbovírus.
Distante a 40 km de São Carlos, Araraquara vive uma epidemia da doença. Balanço do último dia 21 mostra 1,3 mil casos da doença.