O número de mortos por Covid-19 em São Carlos voltou a subir nas últimas duas semanas, segundo a Santa Casa. A cidade já igualou, nesta semana, as três mortes ocorridas na semana passada. A ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) também teve crescimento de 13 pontos percentuais entre os dois últimos períodos.
A análise foi feita pelo Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência em Saúde (SCiras), da Santa Casa. Entre 14 e 20 de dezembro, não houve mortes pela doença. O número voltou a subir entre 21 e 27 de dezembro, com 5 baixas, caiu novamente entre 28 de dezembro e 2 de janeiro, com duas mortes. Já entre 4 e 10 de janeiro, o número de mortos voltou a aumentar. Nesta semana, iniciada estatisticamente na segunda-feira (11), já foram três óbitos no município.
A ocupação dos leitos de UTI da Santa Casa também aumentou no mesmo período. De 14 a 20 de dezembro, a média da taxa de ocupação foi de 43%. Subiu para 51% entre 21 e 27 de dezembro. Diminuiu para 39% entre 28 de dezembro de 2020 e 3 de janeiro. E de 4 a 10 de janeiro, voltou a subir e ficou em 52%.
“Os números começaram a subir depois das festas de Natal e Ano Novo, provavelmente porque muita gente viajou ou passou a folga em lugares com aglomeração. E os reflexos estão aparecendo. No momento, 90% dos leitos da cidade estão lotados. Vemos isso em todo o país. Por isso, reforçamos mais uma vez que é preciso continuar usando máscara, higienizando as mãos e a manter o distanciamento social. Sabemos que as pessoas estão cansadas, mas nós, profissionais da saúde também. E continuamos a lutar pela vida nos hospitais”, afirma o infectologista e gerente médico da Santa Casa, Roberto Muniz Junior.
A Santa Casa possui 14 leitos de UTI e 14 leitos de enfermaria na Ala Covid e uma equipe formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas. Diferentemente de outros lugares do país, em São Carlos não faltaram leitos para atendimento, segundo o hospital.
“Para que isso continue acontecendo, é preciso que população continue respeitando as medidas de segurança e de isolamento social. E também respeite o fluxo de atendimento. Quem apresentar os primeiros sintomas respiratórios ou suspeita de Covid- 19 deve, primeiro, procurar o Centro de Atendimento e Triagem de Síndrome Gripal (Covidário), instalado no Ginásio “Milton Olaio Filho”. Os profissionais de saúde de lá é que avaliam a necessidade de encaminhar o paciente para a Santa Casa e solicitam o transporte do Samu para isso”, explica o infectologia e diretor técnico da Santa Casa, Vitor Marim.