- Publicidade -
CotidianoNutricionista dá dicas para consumir chocolate sem exageros na Páscoa

Nutricionista dá dicas para consumir chocolate sem exageros na Páscoa

Valéria Schneider, coordenadora do curso de Nutrição da Unicep, explica a diferença entre os ovos e os benefícios do chocolate para o organismo

- Publicidade -

Chocolate tem diversos benefícios para a saúde. (Imagem ilustrativa)

A Páscoa é um período em que se intensifica a venda de chocolates: sejam eles em bombons, em ovos ou até em sobremesas, mas que também traz a preocupação com o consumo excessivo, que pode ser prejudicial ao organismo. 

- Publicidade -

Para isso, a nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Unicep de São Carlos (SP), Valéria Schneider, explica como o consumo de ovos de chocolate pode ser feito sem prejudicar a saúde. 

De acordo com a profissional, existem tipos de ovos de chocolate que são melhores que outros em relação a qualidade, mas é necessário atenção no ato da compra, já que a embalagem do produto pode conter informações valiosas. 

“Os ovos de chocolate meio amargo são uma boa opção. Esse tipo de chocolate leva uma quantidade muito pequena de açúcar e a concentração de cacau varia em torno de 35% a 80%. Já os ovos de chocolate branco utilizam apenas a parte gordurosa do cacau ou até gordura hidrogenada, então precisa estar atento ao rótulo e qualidade do produto. Os ovos de chocolate ao leite tendem a ser mais doces que os outros e com um percentual de açúcar um pouco maior. Eles são mais tradicionais no Brasil e alguns podem conter gordura hidrogenada, e por isso tem que ficar atento à qualidade do produto. Hoje também temos uma variedade de produtos para pessoas intolerantes e alérgicas a algum alimento”, explicou.

Mesmo com uma infinidade de produtos que podem até chegar a fazer mal em caso de qualidade duvidosa, mas também é possível apontar benefícios comprovados do chocolate ao organismo. “Eles atuam como antioxidante que ajuda a prevenção de algumas doenças, como aumento da liberação de hormônios como a endorfina, que é conhecida como o hormônio da felicidade, tem poder anti-inflamatório, mas tem que ter limite e moderação”, disse Valéria.

Além do chocolate, mais especificamente nesta sexta-feira, também há um aumento significativo no consumo de peixes. A tradição tem ligação com a cultura religiosa da igreja católica, mas também é benéfica para a saúde. 

- Publicidade -

“Aproveitar esse período para consumir esse alimento em maior quantidade. São inúmeros os benefícios para a saúde relacionados ao consumo regular dos peixes. Possui proteínas de fácil digestão, tem um valor nutritivo muito alto, são ricos em substâncias que o corpo não produz como o Ômega 3, que é aliado do coração, então o consumo é muito importante”, explicou Valéria.

No entanto, a nutricionista alerta para os cuidados na hora da compra. Se for congelado, é imprescindível ver a validade, e se for fresco, é necessário observar o odor e a aparência. Para a hora do preparo, Valéria dá uma dica valiosa.

“Uma dica muito legal para quem for fazer os peixes, é fazer assado, grelhado, é agregar o azeite, que é uma gordura que possui muitos benefícios para o coração, mas tem que ser de boa qualidade, com preferência para o azeite extravirgem”, finalizou.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -