O incêndio que ocasionou a morte de duas crianças de 2 e 5 anos e deixou dois adultos em estado grave chocou a população de São Carlos (SP) nesta terça-feira (2). Entre os oficiais que atenderam a ocorrência que chegaram a orar após atendimento das vítimas, a sensação é de tristeza.
Segundo o major da Polícia Militar, Hélder Antônio de Paula, a PM e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegaram juntos na ocorrência e já avistaram a casa completamente em chamas.
Em meio ao desespero, uma idosa saiu da residência em chamas pedindo por socorro. Ela tinha sido atendida pelo fogo, mas conseguiu ser socorrida. A informação extraoficial é de que a vítima teve 70% do corpo queimado.
“Posteriormente, os policiais entraram na casa vizinha, fizeram um buraco na parede para tirar as pessoas e verificar se tinha mais alguém dentro da casa. Conseguiram localizar uma criança e retiraram ela. Depois, localizaram mais um adulto e outra criança por último”, disse.
Todas as vítimas foram inicialmente socorridas. Segundo informações extraoficiais, o homem, pai das crianças, teve 80% do corpo atingido pelas chamas, enquanto a menina de 5 anos e o menino de 2 anos não resistiram aos ferimentos e asfixia por inalação de fumaça e morreram a caminho do hospital.
As chamas foram controladas pelo Corpo de Bombeiros, mas a estrutura da residência ficou completamente comprometida. A PM ainda não tem informações de como o incêndio foi iniciado.
“Paredes, telhado, móveis […] percebemos que houve um calor muito intenso dentro da casa e que o sofrimento foi intenso das vítimas que estavam lá dentro. O que nós temos é a tristeza de uma manhã de terça feira ter que noticiar a morte de duas crianças de forma tão trágica”, disse o major da PM, Hélder Antônio de Paula.
O caso vai ser investigado pelo 2º Distrito Policial (DP). O portal ACidade ON acompanha o estado de saúde dos sobreviventes do incêndio.