- Publicidade -
CotidianoObra emergencial da Rumo reduz vazão do Monjolinho e risco de alagamentos aumenta, diz Prefeitura

Obra emergencial da Rumo reduz vazão do Monjolinho e risco de alagamentos aumenta, diz Prefeitura

A administração municipal notificou, nesta quarta-feira (4), a empresa que opera a linha férrea na cidade para que novas intervenções sejam feitas a fim de ampliar a passagem de água, ao invés de diminuir, e evitar enchentes na Rotatória do Cristo

- Publicidade -
Obra emergencial da Rumo reduz vazão do Monjolinho e risco de alagamentos aumenta, diz Prefeitura. (Foto: Prefeitura)
Obra emergencial da Rumo reduz vazão do Monjolinho e risco de alagamentos aumenta, diz Prefeitura. (Foto: Prefeitura)

A Prefeitura de São Carlos notificou, nesta quarta-feira (4), a empresa que opera a linha férrea na cidade, a Rumo Logística, sobre a redução da vazão do Rio Monjolinho após uma obra emergencial feita pela concessionária na última semana.

A intervenção da Rumo se deu após a tempestade que assolou a cidade no dia 28 de dezembro ter derrubado o trecho da linha férrea sobre o Rio Monjolinho.

- Publicidade -

Para recuperar a linha do trem, a Rumo precisou trocar as aduelas que ampliam a passagem da água no córrego e reconstruir os taludes que desabaram em decorrência da enxurrada.

LEIA MAIS
Chuva provoca congestionamento e novas interdições no trânsito em São Carlos

Porém, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos constatou que tal intervenção da Rumo fez com que a passagem da água ao longo do curso do rio fosse reduzida ao invés de ser ampliada, como era esperado, o que poderá acarretar em alagamentos ainda mais graves na região da Rotatória do Cristo.

De acordo com a secretaria, a redução da passagem de água após a obra emergencial da Rumo se deve à instalação de tubulações menores do que o necessário para garantir um fluxo de água mais livre e intenso ao longo do curso do rio.
 

“A Rotatória do Cristo já sofre com a retenção de águas pluviais, tanto que constantemente registramos problemas no local, que atingem várias pessoas e comerciantes da região, causando prejuízos enormes. Por isso, não podemos admitir que a passagem de água tenha sido reduzida com a colocação de tubulação menor para a passagem das águas”, disse João Muller, secretário de Obras Públicas.

Assim, a partir da notificação municipal, a empresa deverá apresentar um novo projeto de engenharia capaz de solucionar a redução da vazão do rio e resolver, por definitivo, o problema de falta de escoamento da água na área de responsabilidade da Rumo após concessão da Prefeitura para a construção da linha férrea.

- Publicidade -

Após a conclusão da obra emergencial e a liberação da passagem de trens sobre o trecho do Rio Monjolinho, a Rumo informou, em nota, que tal intervenção se refere apenas à primeira etapa de um projeto de engenharia mais complexo que já está sendo colocado em prática e que resultará na construção de uma ponte com tamanho adequado à necessidade de vazão para impedir que o nível da água do rio exceda as barragens e invada a pista provocando estragos.

Posicionamento oficial da Rumo

As fortes chuvas do dia 28 de dezembro provocaram uma erosão e desmoronamento de terras sobre o Córrego do Monjolinho, nas proximidades da ferrovia operada pela Rumo.

A Rumo, em caráter emergencial e em cooperação com o Município de São Carlos, vem realizando intervenções no local afetado, cuja primeira etapa foi concluída na segunda (dia 02/01) e que teve a finalidade de restabelecer grande parte da vazão do córrego obstruído pelo desmoronamento.

Os trabalhos seguem no local para mitigação dos efeitos das chuvas que afetam a região e vão resultar futuramente em uma ponte com tamanho adequado à necessidade de vazão do ponto, superior à que existia antes da erosão provocada pelas fortes chuvas do dia 28 de dezembro.

A medida emergencial adotada pela empresa corresponde à primeira etapa de uma solução de engenharia mais complexa, cujos projetos, cronograma e a execução estão sendo elaborados pelas áreas técnicas da concessionária em coordenação com as autoridades competentes, com a máxima urgência.

Enquanto as obras não forem concluídas, é importante observar e seguir as orientações das autoridades da Defesa Civil para a localidade.

VEJA TAMBÉM
Mumuzinho usa emprestado iate e descobre que jogador nunca usou o barco

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -