Uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) apreendeu, na última terça-feira (19), carros de luxo e armas durante cumprimento de mandados de busca e apreensão nas cidades de Rio Claro, Americana e Santa Barbara D’Oeste.
Batizada de Rala Nota, a ação foi decorrente da Operação Oposição, realizada em maio de 2023 em Rio Claro, quando cinco suspeitos foram presos e as autoridades desmantelaram uma organização criminosa voltada à prática de vários crimes e associada para o tráfico de drogas.
Segundo as investigações, a organização criminosa se formou em Rio Claro e se vangloriava de ser oposição a outra, o que originou uma “verdadeira guerra entre criminosos no município”.
O suspeito de ser o líder da organização, conhecido por Mané ou Magrelo, fugiu por um buraco em uma mansão em Ipeúna, durante a operação realizada em 2023. O MP não informou se ele continua foragido.
Mas, após a quebra dos sigilos bancário e fiscal dele e de suas empresas, foi apurado que havia intensa movimentação financeira com um homem conhecido como Ralado, morador de Americana e administrador de várias pessoas jurídicas. (Com informações do G1 Araraquara e São Carlos)