Usuários da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Prado reclamam de demora nas consultas do local, nesta terça-feira (10). O problema afeta os “pulseiras azuis e verde”, cuja prioridade no atendimento é baixa.
Alguns pacientes estão há cinco horas esperando por atendimento no local. Carla Prado, moradora do Douradinho, se dirigiu ao local para levar os dois filhos pequenos para consulta. As crianças tiveram febre e estão sem alimentação desde as 8h30, quando chegaram à unidade médica.
“Tem senhoras aqui que estão tossindo e as crianças podem sair daqui mais doentes do que entraram”, ficam.
A mãe relatou que o caso das crianças foi enquadrado como “ficha azul”, quando a prioridade de atendimento é mínima, geralmente relacionado a casos de pouco gravidade. Carla afirmou que buscou a UPA como última alternativa. Na UBS do São Rafael, ela foi orientada a levar as crianças para unidade de urgência, para que fossem encaminhadas ao Hospital Universitário.
Há tempos Carla busca por atendimento para seus filhos. Em meados de julho ela relatou ter marcado clínico geral, mas somente conseguiu vaga para o fim de outubro. “E vão passar por um clínico geral para ver ser consegue um pediatra”, relata.
Moradora do CDHU, Nair da Silva foi à UPA após sentir forte dor no pé esquerdo. A situação é tão incômoda que não consegue por calçado, tampouco coloca apoiar no chão. Há alguns dias indo trabalhar “à base de remédios”, aproveitou a folga para buscar socorro profissional.
“Eu cheguei às 9h15. É esse o questionamento, entendeu? Nos sentimos sem valor algum, um ser humano desqualificado, sem importância nenhuma”, comenta.
Ivone Pinheiro Dantas também questiona a demora. Desde as 9h espera na UPA da Vila Prado por atendimento. Reportou às enfermeiras tontura, dores, mas teve o caso classificado como o “mínimo”.
“Me falaram que tem cinco casos azuis. Voltei agora lá e o enfermeiro me disse que tem cinco azuis e cinco verdes. Vejo todo mundo passando, passando e saindo normalmente. Não vejo ninguém passando mal, vomitando e está tendo prioridade?”, indaga.
Com a palavra, a Secretaria de Saúde
Questionada, Secretaria de Saúde afirmou ter aberto 151 fichas hoje e tem 34 pacientes aguardando. Quatro são “fichas verdes”, segundo mais baixo grau de prioridade.
A gestão ainda afirmou que a sala de urgência se encontra cheia e um paciente teve parada cardiorrespiratória, condição de saúde que pode levar à morte.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.