São Carlos vai ganhar, na primeira quinzena de dezembro, um centro de reabilitação exclusivo para portadores de sequelas da Covid-19. O local escolhido foi o Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde (Citesc), que terá infraestrutura para receber os pacientes.
A expectativa é que o Centro de Desenvolvimento e Treinamento para Tecnologias e Procedimentos de Reabilitação de Pacientes Pós-Covid-19 realize até 2 mil atendimentos por mês. As inscrições para pacientes começam na quinta-feira (9), pelo telefone (16) 99734-2922. Os atendimentos serão feitos a partir de segunda (13).
A iniciativa é fruto de parceria entre a Secretaria de Saúde, Santa Casa, Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e o Instituto Inova/Citesc.
Os atendimentos serão gratuitos e feitos nas instalações do Citesc no Parque Ecotec Damha, onde ficarão instaladas doze macas e todos os equipamentos desenvolvidos nos últimos dois anos pelo IFSC/USP destinados a combater a Covid, com a presença de pesquisadores e técnicos do instituto devidamente treinados para este efeito e onde serão capacitados novos profissionais que irão reforçar o desenvolvimento das novas tecnologias reabilitadoras.
O centro vai oferecer tratamentos nas áreas de fisioterapia e odontologia, com o foco nas principais sequelas do coronavírus que foram detectadas ao longo do tempo. Entre elas, estão dores musculares, dificuldades motoras, dificuldades respiratórias, paralisia facial, zumbidos no ouvido, fadiga, cansaço, perda de olfato e perda de paladar.
Segundo o diretor do IFSC e coordenador do Grupo de Ótica, o centro será a oportunidade de “colocar a serviço da sociedade são-carlense todos os equipamentos e protocolos que foram desenvolvidos pelo Instituto de Física de São Carlos nos últimos dois anos, especialmente concebidos para tratar as pessoas que foram atingidas pela Covid-19 e que felizmente sobreviveram, mas onde muitas delas ficaram com sequelas”.
O centro está localizado na Avenida Almir Villas Boas, 1100, Parque Tecnológico Damha I, em São Carlos, e será apresentado na quinta-feira (9).