Uma pesquisa desenvolvida pelo Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) analisa os impactos ambientais causados pela realização de festas open bar.
O estudo investiga os reflexos sobre o solo e o meio ambiente gerados a partir do descarte de copos plásticos, garrafas de vidros, dejetos de banheiros químicos e outros resíduos sólidos descartados durante a realização de tais eventos.
Para isso, a pesquisa busca organizadores e frequentadores de eventos maiores de 18 anos para participar da investigação por meio da resposta a um questionário online.
O intuito é identificar a percepção de organizadores e participantes sobre eventos open bar, buscando compreender se essas pessoas estão cientes sobre os impactos e se existe uma disposição e mobilização para dar preferência a festas mais sustentáveis, em que pautas ambientais façam parte da organização do evento.
Outra preocupação do estudo se dá em relação à fiscalização dos eventos, que deve garantir que a organização respeite os incisos ambientais da legislação, porém, a investigação da pesquisa verificou que tal fiscalização não é feita de modo efetivo.
O trabalho é desenvolvido no âmbito da política ESG, que defende boas práticas em relação ao meio ambiente, ao social e à governança de empresas, tema crescente no universo empresarial e dos investimentos, uma vez que pautas ambientais têm sido questionadas por investidores e consumidores de muitas marcas ao redor do mundo.
LEIA MAIS
Hospital da UFSCar abre vagas para médicos em São Carlos
Geneticista promove webinar para debater sobre mapeamento para saúde mental