Pesquisa conduzida na UFSCar investiga possíveis associações com o tempo de uso de telas e a memória da criança.
Pais ou responsáveis são convidados a responderem questionários online e suas crianças, para atividades presenciais no campus São Carlos da Federal.
De acordo com os responsáveis pelo estudo, as telas de TV, celulares e tablets estão consolidados no universo infantil, mas apesar de existir um uso em prol do aprendizado, as crianças passam a maior parte do tempo online, consumindo conteúdo.
“A tecnologia se tornou um artigo frequente na vida das crianças pequenas pré-escolares, com um aumento de uso ao longo dos anos, acentuado pela pandemia de Covid-19”, afirmam.
O impacto do uso precoce de telas no desenvolvimento cognitivo, linguístico, físico, emocional e social das crianças é desconhecido, e agora, objeto de investigação em diversas frentes.
“Muitos pesquisadores têm considerado possíveis prejuízos decorrentes da precocidade do acesso e do tempo despendido pelas crianças com as telas”, afirma.
Embora haja diferentes estudos sobre o tempo de tela em andamento, há lacunas na temática da memória de trabalho, que pode ser entendida como uma capacidade de reter pequenas quantidades de informação durante um curto espaço de tempo.
“É possível que o acesso precoce e prolongado às telas tenha impacto sobre essa capacidade das crianças. A importância deste estudo reside justamente em investigar uma possível associação entre uso de telas e a memória de trabalho de crianças pequenas”.
Como participar
Pode participar da pesquisa apenas a pessoa responsável que convive com a criança diariamente; para isso, será necessário responder um questionário online sobre a criança, que deverá ter entre 4 a 5 anos de idade e que também realizará uma atividade para verificar como está sua memória.
A atividade da criança acontece presencialmente no Laboratório de Interação Social (LIS), na área Sul do Campus São Carlos. A identidade dos participantes será mantida sob sigilo. Os resultados serão devolvidos aos responsáveis na forma de um relatório simplificado. Interessados devem entrar em contato com a pesquisadora Catarina Ricca pelo WhatsApp (11) 99706-3661 ou pelo e-mail catarinarentroia@estudante.ufscar.br, para o envio de mais informações e agendamento de uma visita ao LIS.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.