- Publicidade -
CotidianoPesquisador da USP de São Carlos recebe prêmio nos Estados Unidos

Pesquisador da USP de São Carlos recebe prêmio nos Estados Unidos

Na área de biofotônica, Vanderlei Bagnato participou de estudos seminais no uso da fotodinâmica para o tratamento de câncer e controle microbiológicio, inclusive em infecções resistentes a antibióticos

- Publicidade -
Vanderlei Bagnato é mestre em Física pela USP e PHD em Física pelo MIT (Foto: Divulgação/USP)
Vanderlei Bagnato é mestre em Física pela USP e PHD em Física pelo MIT (Foto: Divulgação/USP)

O professor e pesquisador Vanderlei Bagnato, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da USP, recebeu no começo deste mês o Prêmio “Robert E. Hopkins” de Liderança, da Optica, antiga Sociedade de Óptica da América.

A honraria foi atribuída em Washington, DC, ao pesquisador “por contribuições excepcionais para o impacto global da óptica e fotônica e por promover o campo para o público em geral em todo o mundo”, segundo a Optica.

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM
Comitiva de SP visitará São Carlos para avaliar impactos da mudança do clima
ICMC abre 30 vagas em oficina que ensina idosos a manusearem aplicativos em smartphones
 

Bagnato é mestre em Física pela USP e PHD em Física pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos EUA. Ele é professor no Instituto de Física de São Carlos e na Universidade A&M do Texas.

O pesquisador é pioneiro na produção de átomos frios e contribuiu em experimentos de turbulência quântica, na produção do primeiro relógio atômico da América Latina e no condensado de Bose-Einstein, em que átomos são esfriados de tal maneira que chegam a temperatura próxima do zero absoluto. Na área de biofotônica, Bagnato participou de estudos seminais no uso da fotodinâmica para o tratamento de câncer e controle microbiológicio, inclusive em infecções resistentes a antibióticos.

“Bagnato é uma força motriz da física no Brasil e na América do Sul. Ele desenvolveu e liderou um programa de pesquisa em óptica biomédica muito bem-sucedido, que produziu várias empresas iniciantes, fornecendo à comunidade local novas oportunidades de emprego. Seu grupo implementou o primeiro uso clínico de Foto-Dinâmico-Terapia para o tratamento de câncer e controle microbiológico no Brasil. Desenvolveu e publicou materiais instrucionais para estudantes e jovens pesquisadores nas mais diversas áreas da óptica e suas aplicações e criou um canal de TV especial para compartilhar palestras e demonstrações com toda a população brasileira”, afirma a organização.

Fundada em 1916, a Optica é uma sociedade científica internacional dedicada a promover a geração, aplicação e disseminação do conhecimento da “ciência da luz”.

- Publicidade -

LEIA MAIS
PIB fecha 2022 em R$ 9,9 trilhões, crescendo 2,9% no ano
 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -