Pesquisa realizada em São Carlos mostra que o uso de um eletrodo fabricado com fosfeto de níquel é altamente eficiente na produção do gás hidrogênio. O gás é considerado uma promissora alternativa aos combustíveis fósseis, responsáveis pelo aumento da temperatura na Terra.
Pesquisa divulgada no periódico Electrochimica Acta, pesquisadoras ligadas ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), sediado na UFSCar, descreveu a síntese do novo eletrodo na reação de evolução do hidrogênio. Esse tipo de reação tem alto custo e promove a quebra da molécula da água (H2), liberando íons de hidrogênio (H).
A produção de hidrogênio por meio da eletrólise da água é uma técnica promissora com emissão zero de carbono, mas sua eficiência depende da capacidade do eletrocatalisador.
As pesquisadoras que assinam o artigo são Lorena Goulart, Marina Medina, Anelisse Brunca da Silva e Lucia Mascaro.
Nos ensaios realizados em São Carlos, as pesquisadoras perceberam que o material tem estrutura granular, o que amplia a área de superfície e permite boa interação com o eletrólito, favorecendo a reação química.
As pesquisas são relevantes na busca de um material que seja estável, de fácil sintetização e viabilidade na obtenção de hidrogênio a partir da água.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.