Pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, desenvolveram um software capaz de avisar com antecedência enchentes e alagamentos e ajudar na identificação de vítimas de tragédias.
O programa usa inteligência artificial para combinar informações de tweets com os dados dos sensores instalados pelo estado de São Paulo.
“Fizemos essa correlação e verificamos que a combinação das informações das redes sociais com os dados dos sensores aumenta a certeza, por assim dizer, de que um alagamento está prestes a ocorrer”, conta o professor Jó Ueyama do ICMC da USP em São Carlos.
Essa tecnologia pode gerar modelos de como esses eventos se propagam nas diferentes regiões de um Estado, antecipando o reconhecimento.
O doutorando Caetano Ranieri, também do ICMC, complementa que, por exemplo, “em vez de alertar a população dez minutos antes, a gente consegue alertar uma hora antes”.
Segundo Thiago Costa, doutorando do ICMC, a inteligência artificial usa um padrão computacional chamado “fusão de dados multimodais”.
O objetivo é identificar vítimas de alagamentos a partir de fontes de dados heterogêneos. Sob essa perspectiva, temos uma inteligência artificial responsável por identificar se as mensagens publicadas na rede social Twitter estão relacionadas a informações climáticas.
Para os pesquisadores, o que dificulta a implementação dessa tecnologia é a necessidade de investimento.
“É necessário que os órgãos públicos levem a sério o problema das enchentes e instalem esse tipo de equipamento, pois isso pode ocorrer em qualquer cidade”, relata Ueyama.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.