Moradores estão usando uma rotatória da rua Miguel Petrucelli, no Jardim Ipanema, como ponto irregular de descarte de lixo e entulho. A situação promovida por pessoas sem consciência cidadã e do meio ambiente pode causar problemas sérios para quem mora no entorno.
O flagrante do ponto de descarte foi fotografado por Alexandre Leão. Ciclista nas horas vagas, ficou indignado ao ver o lixo tomando conta a via.
“Gostaria de chamar a atenção da administração municipal e dos moradores que têm tomado esta atitude inconveniente de retirar o lixo do quintal de casa para jogar no ‘quintal do mundo’, sendo este quintal do mundo o local onde moramos e isso não faz sentido nenhum”, reclamou.
As imagens feitas com drone mostram a dimensão da sujeira acumulada pela população. Metade da rotatória está tomada pelo entulho. Na sujeira há até móveis jogados.
“Eu gostaria de deixar aqui meu apelo tanto à Prefeitura quanto aos moradores para darem um pouco mais de atenção para esta questão”, pede.
Efeito rebote
Ao jogar sujeira em áreas abertas, a população causa problemas para si própria. Ambientes com entulho viram criadouros de animais peçonhentos como escorpiões, aranhas.
Pequenas poças d’água formadas em recipientes, mesmo que minúsculos, se tornam incubadoras de Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e até febre amarela.
O que diz a Prefeitura
Em resposta, a administração municipal afirmou que limpará o terreno. O local deve abrigar o novo ecoponto do bairro. As obras devem iniciar em fevereiro.
Ecopontos em São Carlos
Enquanto o novo Ecoponto não é inaugurado, a população pode descartar entulho de forma consciente no espaço que fica no Jardim Paulistano, na rua Indalécio de Campos Pereira, 1.120.
Há, ainda, Ecopontos no São Carlos VIII, Cidade Aracy, Jardim Medeiros e no Vida Nova. Os endereços podem ser consultados aqui.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.