Um poste que fica na Rua Alexandre Pedrazzani, no Jardim Tijuca, em São Carlos, está prestes a cair. Não se sabe se o problema foi provocado pelas fortes chuvas, mas os registros foram feitos nesta terça-feira (28).
O poste está localizado próximo ao atacadista Tenda, em uma área de árvores na entrada do bairro, e está pendurado pela fiação. Próximo ao local, em outro poste, há fiação de telefonia enrolada.
Assista ao vídeo:
RETORNO
A prefeitura informou, inicialmente, que o poste seria de responsabilidade da CPFL Paulista. O portal, então, questionou a companhia, que ressaltou que o poste em questão pertence a uma empresa de telecomunicações responsável por sua manutenção e eventual substituição.
Sobre a fiação caída, a CPFL também informou que não pertencem à distribuidora, mas salientou que equipes serão enviadas para realizar a correção em caráter emergencial para eliminar o risco de acidentes e ressaltou que vai notificar empresas ocupantes envolvidas para que verifiquem seus cabos no trecho.
Confira a nota da companhia:
“A CPFL Paulista esclarece ainda que, conforme normas técnicas e regulamentares estabelecidas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), a cessão de espaço nos postes para compartilhamento com as operadoras de telecomunicação é uma obrigação das distribuidoras, sendo que a responsabilidade pela manutenção de toda a infraestrutura de telecomunicação, incluindo cabos, é exclusiva da empresa de telecomunicação ocupante, que deve manter os cabos dentro dos padrões.
Cabe de outro lado, à distribuidora, o dever de zelar para que as ocupantes cumpram os requisitos técnicos para o compartilhamento, estabelecendo a distribuidora a necessidade de notificar os compartilhantes que, por algum motivo, não estejam aderentes às normas técnicas e de segurança. Até agosto de 2023, foram emitidas mais de 148 mil notificações em toda área de concessão da CPFL Paulista.
Importante destacar que os cabos de energia elétrica, estes de responsabilidade da CPFL Paulista, respeitam a NBR 15214/2005, ficando instalados acima do cabeamento de telecomunicação e jamais enrolados ou pendurados nos postes.”
O QUE FAZER EM CASOS COMO ESTE
A concessionária orientou que sempre que for identificado algum cabo rompido ou caído no chão, o morador entre em contato com o serviço emergencial pelo telefone 0800 010 1010 (ligação gratuita).
“Quando a concessionária toma ciência de irregularidades na rede de telecomunicações, que trazem risco a população e a rede elétrica a CPFL, faz a correção em caráter emergencial”, informou.