A administração municipal de São Carlos (SP) revogou a tomada de preços para a escolha de empresa que fará o recape da rotatória da Praça Itália. Segundo a Prefeitura, a reabertura da licitação não vai interferir no cronograma de obras no local.
O cancelamento da tomada de preços ocorreu depois de uma das propostas chegar via Correios na quarta-feira (10), dia seguinte à abertura dos envelopes concorrentes. Como a empresa tinha enviado a documentação em tempo hábil, na segunda (9), a comissão de licitações entendeu que haveria prejuízo à participante.
Com a situação, a Prefeitura então recomeçou o processo do zero. A revogação foi divulgada na edição de sábado (14) do Diário Oficial. Uma nova licitação será aberta na edição de terça-feira (17).
Com o novo edital, as participantes farão novamente o levantamento de documentação e proposta financeira para o projeto, que serão reavaliados em duas fases. Na primeira, as empresas serão avaliadas se têm condições de fazer a obra. Em um segundo momento, serão abertos envelopes com os custos para a comparação. O menor custo vence o certame.
Além do recapeamento, a Praça Itália deverá passar por novas intervenções até o final do ano. Está prevista ainda a ampliação da passagem de veículos sob a linha férrea, obra não iniciada que custará R$ 50 milhões e será feita pela concessionária Rumo.
Cancelamento e adiamento
Somente na edição de sábado do Diário Oficial, outras duas concorrências tiveram problemas em suas execuções. Em uma delas, em que a administração iria fazer a locação de caminhão do tipo carga seca, houve adiamento da abertura dos envelopes, que ocorreria na sexta-feira (13). Um dos participantes apresentou sintomas de Covid-19 e, por segurança, membros da comissão de licitações decidiram encerrar a sessão, que deve ganhar nova data.
Noutro caso, um processo de compra de botijões de gás para uso da administração foi cancelado após a empresa ganhadora propor a mudança de marca do produto a ser entregue, o que não é possível, segundo a comissão.