Com 400 castrações agendadas, o Departamento de Defesa Animal deixou de realizar 103 cirurgias por não comparecimento e falta de condições clínicas dos pets.
O serviço foi realizado entre sábado (9) e domingo (10) no Cemei “José de Campos Pereira”, no Cidade Aracy, em unidade móvel.
No primeiro dia de castração foram realizados 132 procedimentos cirúrgicos de 200 agendados. O serviço foi realizado mediante agendamento no site da Prefeitura. No domingo, de 200 agendados, 165 animais foram levados até a unidade móvel.
O diretor de Proteção Animal, Fernando Magnani, solicita que o agendamento seja realizado quando o tutor tiver certeza que poderá levar o animal.
“Neste fim semana atendemos os animais do Cidade Aracy, Antenor Garcia e do Zavaglia, mesmo assim poderíamos ter atendido mais cães e gatos, por isso solicitamos que o agendamento seja realizado por tutores que realmente querem que o seu animal passe pelo procedimento. Também todas as exigências para que o pet passe pela cirurgia devem ser cumpridas, como manter o animal em jejum e apresentar documentação pessoal do tutor”, ressalta.
A próxima ação de castração será realizada na região do São Carlos VIII, em junho.
Conforme a Prefeitura, foram realizados 1.631 procedimentos cirúrgicos. Em novembro do ano passado foram oferecidas 600 vagas para cirurgias, porém somente foram levados 398 animais. Em dezembro foram feitas mais 300 cirurgias e em 2022 foram realizadas outras 200 castrações em São Carlos, 436 nos distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia e agora mais 297 na região do grande Cidade Aracy.
Os tutores dos animais cadastrados no Cadpet São Carlos recebem a confirmação com a data, horário e local da cirurgia por e-mail. Quem já está cadastrado e não foi chamado neste último fim de semana, será automaticamente selecionado para a próxima etapa. Os cadastramentos são feitos no site do Cadpet (clique aqui).