Mudanças no tráfego da Vila Prado foram discutidas em audiência pública online realizada pela Câmara Municipal na noite de terça-feira (27). Entre as alterações mais significativas está a que torna a Avenida Sallum mão única.
Durante a reunião, o secretário de Transportes e Trânsito, Coca Ferraz, apresentou o projeto de mudanças, que contemplam, além da Sallum, a Gastão de Sá e Dr. Bernardino de Campos. No caso da Sallum, o tráfego será sentido Avenida Grécia, enquanto que as duas paralelas irão em mão contrária. “Vai operar em sentido único, com estacionamento farto. Estamos estudando, inclusive, colocar vagas em ângulo em alguns locais”, explicou.
Coca afirmou que as alterações no tráfego de veículos na Vila Prado tende a aumentar a atratividade da Vila Prado para comércios, inclusive, dando a possibilidade de abertura de novos estabelecimentos nas ruas paralelas. “Promove a valorização dos imóveis, o que é bom para essa região”.
Com a duplicação do viaduto que passa sobre a linha férrea nas proximidades da Ferroviária, a secretaria planeja desapropriar terrenos para a abertura de novo quarteirão na rua José Benetti, de forma a direcionar o fluxo sentido Centro para o viaduto. Há tratativas para que a Rumo pague pela desocupação. Já as primeiras quadras da Cândido Padim, ficarão somente com sentido bairro.
O titular da pasta ainda revelou que pleiteia junto à concessionária da ferrovia o pagamento das desapropriações da nova quadra da José Benetti. “É uma mudança importante que vamos concretizar. A parte mais cara será paga pela Rumo, que é a duplicação do viaduto”, disse.
Rota para quem vai para a região do Cidade Aracy, a rua Desembargador Júlio de Faria também vai ganhar mão única, sentido bairro, de forma a facilitar o tráfego. O estacionamento será autorizado para os dois lados da rua, de forma a estimular abertura de novos estabelecimentos comerciais naquela região, disse Ferraz.
As mudanças no tráfego estão previstas para serem implantadas no começo de 2022, segundo o secretário.
A audiência pública foi solicitada pelo vereador Gustavo Pozzi (PL) e contou com a participação de membros do Legislativo, representantes da sociedade civil e da Prefeitura.