A Emeb (Escola Municipal de Ensino Básico) Janete Lia, em São Carlos, foi classificada entre as 120 melhores escolas do estado de São Paulo pelo bom desempenho em alfabetização. A unidade escolar recebeu na terça-feira (20) o prêmio ‘Município Destaque no Crescimento da Alfabetização’.
A escola apresentou Índice de Fluência em Leitura (IFL) de 7,6 considerando uma escala de até 10 pontos possíveis, com a participação de 1.059 alunos (90,4%) dos 1.183 previstos. A média do IFL nas demais escolas municipais de São Carlos foi de 6,3, superior à média do estado que é de 4,8.
A EMEB, escola de período integral, trouxe para São Carlos o melhor índice na avaliação somativa realizada no final de 2023, que teve como referência os resultados da Avaliação de Fluência Leitora, teste realizado na rede de ensino com alunos dos segundos anos do ensino fundamental.
Caio Henrique Silva, diretor da EMEB Janete Lia, explicou que é gratificante receber a premiação pela transformação que essa iniciativa proporciona na vida das crianças, em um bairro vulnerável e em uma escola com fundamental importância na vida das famílias.
Sobre a Fluência Leitora
A Fluência Leitora avalia o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, visando identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização.
A atividade prática permite verificar a capacidade dos estudantes no entendimento de palavras, pseudopalavras e textos adequados a sua etapa escolar, levando em consideração sua habilidade, fluidez e ritmo de leitura.
São consideradas leitoras fluentes as crianças que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado) e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto.
O conhecimento dos estudantes é medido por meio do aplicativo exclusivo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), utilizado para a gravação e validação da leitura das crianças.