Dezembro, mês marcado pela transição entre primavera e verão, começa nesta sexta-feira (1º) e, segundo os meteorologistas, deve ter clima típico de verão. A previsão aponta de duas a três frentes frias para o mês, além do calor e da chuva acima da média.
A previsão indica que os dias serão, em sua grande parte, de predomínio de sol e aumentos de nuvens entre manhãs e tardes, com pancadas de chuva no fim do dia. As temperaturas devem ultrapassar 30ºC na maior parte do estado paulista.
Para o último mês de 2024 há expectativa de duas a três frentes frias que passam em alto mar e margeiam o litoral paulista, “puxando” a umidade para o estado paulista e aumentando as condições de chuva. As temperaturas, no entanto, não devem cair muito.
Os meteorologistas alertam para as pancadas de chuva que, provocadas pela ação do calor e da alta umidade, e com maior disponibilidade de ar quente, podem vir mais fortes, com raios e rajadas de vento em vários dias.
Efeito do El Niño?
A previsão indica que as temperaturas e a chuva devem ficar acima da média, mas os dias de calor intenso não devem durar tanto quanto as ondas de calor registradas em setembro e novembro, por exemplo, mas a umidade elevada deve aumentar a sensação de calor.
Além disso, por influência do El Niño, o verão 2023/2024 não deve ser normal. A previsão da Climatempo é de que o fenômeno considerado de forte intensidade deve influenciar a estação com muitas chuvas irregulares geradas pelo calor e alta umidade.