A segunda semana de julho, ainda no início do Inverno, deve ser climaticamente turbulenta para todo o país, com a passagem de uma frente fria que traz instabilidades para o estado de São Paulo e a formação de um ciclone que aumenta a intensidade dos ventos.
Segundo a Climatempo, a frente fria deve passar na quinta-feira (13) e provoca instabilidades pela manhã sobre a maior parte do estado paulista. O dia deve amanhecer já com muitas nuvens e condição de chuva pela manhã.
No entanto, a chuva vai perdendo a força conforme a massa de ar frio vai avançando pelo estado, e com isso, a temperatura começa a cair a partir de quinta, com temperaturas mínimas mais baixas e máximas que deve ficar abaixo dos 20ºC.
VEJA TAMBÉM
Revolução de 32: Praça dos Voluntários em São Carlos guarda restos mortais de soldados
Búfalas de Brotas: animais ficam com alimentação prejudicada na estiagem
A frente fria que passou no final de semana está aumentando as instabilidades em parte da região Sul e em muitas cidades do estado de São Paulo, que foram surpreendidos por uma chuva leve no fim de semana que ajudou a aliviar o clima seco dos últimos dias.
FORMAÇÃO DE CICLONE
Além da frente fria, a semana também terá a formação de um novo ciclone no sul do país, que faz com que os ventos ganham intensidade na grande São Paulo entre a tarde e a noite de quinta-feira.
“A situação é preocupante em relação aos possíveis estragos por consequência da ventania causada pelo ciclone, como destelhamentos, queda de árvores, galhos, além da interferência no abastecimento de energia elétrica”, informam os meteorologistas.
LEIA MAIS