- Publicidade -
CotidianoPrincipais reservatórios de água estão até 40% abaixo do normal em São Carlos; cidade vive alerta hídrico

Principais reservatórios de água estão até 40% abaixo do normal em São Carlos; cidade vive alerta hídrico

Dados da Defesa Civil do município mostram que não cai uma gota de água há mais de 30 dias; valor é 76% menor do que o ideal para o período

- Publicidade -

Os maiores reservatórios de água de São Carlos trabalham até 40% abaixo do nível considerado normal para esta época do ano, segundo dados do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

A autarquia divulgou, a pedido do acidade on, dados dos níveis dos principais reservatórios da cidade. No bairro Cidade Aracy, há o maior equipamento, com capacidade para 2.650m³ de água, está ficando 30% abaixo do nível considerado normal nos horários de maior consumo. Já no Santa Felícia, a situação é mais crítica, o percentual é de 40% de redução na comparação com o período pré-estiagem. Local tem capacidade para 2.000m³.

- Publicidade -

A baixa é consequência da falta de chuva. Dados da Defesa Civil do município mostram que não cai uma gota de água há mais de 30 dias. Com a seca, choveu 76% a menos do que o ideal para o período. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média da umidade relativa do ar também está baixa, 30%.

A situação provoca alerta em relação ao abastecimento, o Saae já alertou para o déficit hídrico na última semana. O presidente da autarquia, Mariel Olmo, pediu a colaboração em relação ao desperdício de água.

“Neste cenário, é fundamental o comportamento coletivo e solidário de priorizar o uso da água para atividades absolutamente essenciais, como alimentação e higiene. Evitar o desperdício de água potável em banhos demorados, ou para lavar calçadas e veículos, é outra postura inadiável. Louças na pia, e roupas no tanque, não devem ser lavadas com a torneira sempre aberta”, afirmou.

De acordo com o Climatempo, nesta terça-feira (14) deve chover apenas 3mm, quantidade insuficiente para melhorar o nível dos reservatórios. Não há previsão de chuva para os próximos dias e as temperaturas seguem elevadas.

*ERRAMOS: Anteriormente, com base nas informações repassadas pelo Saae, informamos que os reservatórios estavam 30% abaixo da capacidade. O correto é que os reservatórios estão com reserva abaixo do considerado normal para esta época do ano.

- Publicidade -

FIQUE ON!📲

Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -