A procura por exames toxicológicos para motoristas profissionais disparou em São Carlos. Somente em um laboratório da cidade, a demanda subiu 70% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em outro estabelecimento, o crescimento foi maior, de 350%, o que exigiu a ampliação das salas de coleta.
O exame é obrigatório para motoristas com CNHs dos tipos C, D e E que pretendem mudar de categoria ou renovar. Para quem tem até 70 anos, o exame deve ser feito 2,5 anos. O prazo termina no próximo dia 28.
O exame é simples. Basta o motorista entregar amostras de cabelos ou pelos. O recolhimento é feito pelos profissionais na hora do exame, que fica pronto depois de alguns dias. A análise detecta uso de drogas nos últimos 180 dias.
“Resolvi fazer porque a minha carta está para vencer e para manter ela em dia, sem rebaixar a categoria. E é importante manter ela em ordem para seguir no trânsito direitinho”, afirma o motorista Sérgio Antônio do Carmo.
Mesmo desempregado, Edson Nicolau de Oliveira garantiu a atualização do exame. Ele quer se manter quite para, com sorte, encontrar um emprego na área.
“A gente pode entrar no ramo de volta. Eu não estou atuando, mas atuei muito com caminhões e máquinas. Então a gente faz para ficar de acordo”, comenta.
Segundo a analista de gente e gestão Adriele Zambon, a procura já está intensa e ficou ainda mais desde o começo deste mês. A data limite influencia na correria.
“Nessa primeira semana de dezembro já estamos com 60% do total do mês passado inteiro. Então teve um aumento muito alto. A maioria dos motoristas deixa para a última hora”, afirma.
Segundo o instrutor do Sest/Senat, Deivid Diniz, a lei prevê multa para quem circular sem o exame em dia. “A penalidade prevista no Código de Trânsito é gravíssima, com multa de aproximadamente R$ 1.500. Além disso, após 30 dias do prazo, aplica-se na renovação a suspensão do direito de dirigir por três meses”.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.