- Publicidade -
CotidianoProfessora do ICMC é homenageada pela Sociedade Brasileira de Matemática

Professora do ICMC é homenageada pela Sociedade Brasileira de Matemática

Cinco décadas após presenciar a fundação da SBM, a docente Maria Aparecida Soares Ruas recebeu honraria da entidade por suas contribuições à ciência

- Publicidade -

Professora Maria Ap. Soares Ruas, a Cidinha. Foto: Reinaldo Mizutani
Professora Maria Ap. Soares Ruas, a Cidinha. Foto: Reinaldo Mizutani

A professora Maria Aparecida Soares Ruas, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP) de São Carlos (SP), recebeu o título de associada honorária da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). 

- Publicidade -

O título foi concedido à docente durante a cerimônia de posse da nova diretoria da SBM. A honraria é atribuída a personalidades científicas que contribuíram com a formação de estudantes e para o avanço da matemática. 

Cidinha, como a docente é carinhosamente chamada pelos colegas, já publicou 73 artigos científicos em periódicos internacionais, participou da elaboração e produção de cinco livros, orientou e ajudou a formar 11 mestres, 20 doutores, nove estudantes de iniciação científica e supervisionou 19 cientistas de pós-doutorado. 

A pesquisadora da área de Teoria de Singularidades diz ter se sentido surpresa com a homenagem. “Fiquei muito emocionada, feliz e honrada com a lembrança, ainda mais porque desde a década de 70, quando essas honrarias começaram a ser concedidas, apenas 26 cientistas foram homenageados”, contou Maria Aparecida, que ingressou no ICMC em 1971 para realizar mestrado. 

Carreira e paixão
Cidinha obteve o título de mestre em 1974, sob orientação do professor Gilberto Francisco Loibel, que, inclusive, foi quem a convidou junto a outros amigos graduandos para participar do Colóquio Brasileiro de Matemática, o qual deu origem à SBM, em 1969, em Minas Gerais. No ICMC, a homenageada concluiu o doutorado em 1983 e foi orientada pelo professor Luiz Antonio Favaro. Antes disso, porém, já era professora do Instituto, onde começou a lecionar em 1981. Ela também foi a primeira mulher a chefiar o Departamento de Matemática da Instituição. 

Com a expansão dos programas de pós-graduação no país a partir da década de 1960, a matemática passou a se estruturar e, atualmente, o Brasil figura na elite da ciência mundial da área. Para o futuro, a professora acredita que o país manterá seu conceito de excelência. 

- Publicidade -

“A matemática brasileira promete crescer ainda mais em qualidade. Quando olhamos para os programas de pós-graduação, vemos grupos de excelência em todas as regiões do país, por isso penso que as perspectivas são muito boas. Por outro lado, devemos dar atenção para a educação básica em matemática, que ainda não é satisfatória. Precisamos olhar para além da pesquisa, temos que buscar a melhoria do ensino como um todo”, finalizou.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -