A proporção média de ingressantes do sexo feminino nos cursos de computação da Universidade de São Paulo (USP) é inferior a 15% nos últimos anos.
Uma das iniciativas da universidade para tentar mudar esse quadro é o projeto Promoção da Inclusão Feminina nos Cursos Superiores de Computação da USP, que desenvolve atividades de ensino e divulgação de computação para alunas de escolas públicas.
O projeto oferece bolsas para alunos de graduação. O valor é de R$ 400 para dedicação mensal 40 horas, por um período de 8 meses. O bolsista atuará com a criação de materiais educativos e de divulgação e com o oferecimento de cursos, palestras e atividades educativas.
As inscrições vão até o dia 5 de abril e podem ser feitas pelo site icmc.usp.br/e/7acb9 Mais requisitos e informações no edital disponível no site do ICMC.
O projeto é desenvolvido em parceria pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), pelo Instituto de Matemática e Estatística (IME) e pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), por meio do programa Consórcios Acadêmicos para a Excelência do Ensino de Graduação da USP.