O Projeto Nós, criados por quatro amigos amigos de São Carlos (SP), está arrecadando doações de alimentos não perecíveis, produtos de limpeza ou higiene e suprimentos para hospitais da cidade.
A iniciativa surgiu em abril de 2020, com o objetivo de amenizar os impactos causados pela pandemia da Covid-19. Um ano após sua a criação, os jovens já distribuíram mais de 10 toneladas de alimentos.
O grupo é formado pelos amigos Raul Rosa, Kamila Kotsubo, Ana Paula Lima e Juliana Criveli. “Ele foi criado para tentar ajudar as pessoas que ficaram em vulnerabilidade por causa da pandemia. Eu acho que a ideia veio muito porque, principalmente a Kamila e a Ana, que são as idealizadoras do projeto, sempre tiveram um contato com outros projetos sociais durante a graduação”, contou Raul Rosa.
Com a pandemia, houve um aumento no número de pessoas que precisam de auxílio. Segundo a Secretaria de Cidadania e Assistência Social, antes da doença os repasses de cestas básicas eram de 350 a 400 por mês, mas após um ano, a média mensal saltou para 1.600.
– Projeto Domus está entre os 12 melhores do mundo em ações climáticas
– Entidades realizam webinar para debater sobre qualidade de vida em São Carlos
Outro foco
O foco agora está na ajuda aos hospitais da cidade, especialmente o Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com arrecadação de suprimentos.
“Nós recebemos as necessidades direto do almoxarifado e fazemos as compras, com validação dos profissionais do hospital sobre as especificações. Atualmente estamos comprando desde seringas para insulina, remédios para sedação e até sacos de óbito para o hospital”, explicou.
Segundo os idealizadores do projeto, a burocracia para comprar produtos hospitalares é grande, e por conta do aumento da demanda, não está sendo possível prever o uso de produtos com a antecedência necessária.
“É nesse momento que o projeto é acionado, para comprar o que pode vir a faltar. O projeto já ajudou com remédios, máscaras para respiração não invasiva, seringas para coleta de exames, sacos de óbito, agulhas, sondas, materiais de higiene pessoal, materiais para intubação, sedativos, EPI para os funcionários, entre outros”.
Os interessados em ajudar com a doação de alimentos ou suprimentos hospitalares podem entrar em contato com o Projeto Nós no Instagram.