Um projeto lançado pela empresa responsável pelo serviço de água e esgoto de Porto Ferreira, a BRK Ambiental, está promovendo ações de coleta e descarte correto de óleo de cozinha usado.
A iniciativa, denominada por “Olho vivo: água e óleo não se misturam”, se desenvolve por meio da distribuição de pontos de coleta das garrafas de óleo usado em escolas municipais da cidade entre os meses de agosto, setembro e outubro.
Além da disponibilização de pontos de coleta, o projeto prevê ministrar uma série de palestras a crianças e jovens durante a passagem pelas escolas, a fim de conscientizá-los sobre a importância da adoção de hábitos sustentáveis.
O objetivo da ação é incentivar as crianças, bem como toda a população, no engajamento quanto aos cuidados com o meio ambiente, por meio do descarte adequado de resíduos poluentes ao solo e às águas e que contaminam a rede de esgoto quando descartados em pias, ralos e vasos sanitários.
Dessa forma, os moradores que tiverem em casa resíduos de óleo após a fritura de alimentos podem armazenar o produto usado em potes e garrafas PET ou de vidro e levar os recipientes em um dos pontos de coleta.
Onde e quando levar o produto usado?
Em agosto
- Escola Professor Noraide Mariano – Jardim Primavera
Em setembro
- Escola Professsor Nadir Zadra Ribaldo – Alto da Serra D’água
- Escola Professor João Teixeira – Jardim Independência
Em outubro
- Escola Mário Borelli Thomaz – Centro
- Escola Professora Ruth Barroso Teixeira – Jardim Porto Bello
Além dos pontos móveis de arrecadação, a população também poderá deixar o óleo usado, durante todo o período de vigência do projeto, na loja de atendimento da BRK, localizada na Rua Nelson Pereira Lopes, 199 – Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 08h às 16h.