A Polícia Militar Ambiental autuou uma propriedade rural de Ribeirão Bonito (SP) ao pagamento de R$ 483,2 mil por degradação ambiental referente a desmatamento. Segundo o órgão, a ação tem relação com os maus tratos a búfalos em Brotas.
Ao final da fiscalização da propriedade, as equipes constataram que a área degradada foi mensurada em 69 hectares de área comum com vegetação típica de cerrado em estágio médio de regeneração natural e 0,0078 hectares em Área de Preservação Permanente (APP) ao Rio Ribeirão do Bebedouro, que se encontrava com a vegetação em estágio médio de regeneração natural.
Foi constatado ainda que o crime ambiental foi consequência de ações de pisoteio de animais de grande porte (búfalos) e maquinários (tratores).
A propriedade foi autuada administrativamente pelos Artigos 43 e 49 da Resolução SIMA, que decidem sobre “destruir demais formas de vegetação” e “destruir qualquer tipo de vegetação, objeto de especial preservação”. A multa totalizou R$ 483.234,00. O proprietário deve também responder criminalmente pelos Artigos 38 e 50 da Lei Federal nº 9.605/98.