A Polícia Civil prendeu na noite de ontem (25), em Sumaré, uma quadrilha envolvida em furto de gados. Quatro homens foram presos no Jardim Bela Vista, onde parte dos animais furtados foram encontrados.
Segundo a DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Americana, as investigações começaram após um fazendeiro na cidade de Douradoter a propriedade rural invadida pelos criminosos. Na ocasião, foram furtados 23 gados, sendo 20 garrotes (boi com até três anos de idade), duas vacas e um bezerro.
A prisão de ontem aconteceu após os policiais encontrarem em Sumaré parte do gado furtado do fazendeiro.
“A DIG de Americana recebeu a informação do crime no início dessa semana, bem como informações de um veículo e suspeitos. Assim sendo, equipes da especializada passaram a monitorar algumas áreas rurais de Sumaré e adjacências, logrando êxito em localizar, identificar e apreender as duas vacas e o bezerro subtraídos em Dourados”, informou a polícia.
LEIA TAMBÉM
Caso Rodson: Justiça condena trio acusado do latrocínio do cabeleireiro em São Carlos
Identificado caminhoneiro que morreu em acidente na SP-310, em São Carlos
Segundo a corporação, os animais tinham uma marcação personalizada que identifica a origem e propriedade. Com as informações, os investigadores passaram a monitorar inicialmente dois dos criminosos, que já tinham passagem pela polícia.
Um deles tinha antecedente por porte ilegal de arma de fogo. Já o outro tinha várias registros policiais, entre roubo, inclusive de roubo a banco, homicídio, receptação, porte ilegal de arma de fogo, formação de quadrilha, tráfico de drogas e organização criminosa.
“No decorrer dessa semana, os investigadores identificaram algumas pessoas que participaram da subtração e receptação do gado subtraído. Localizaram ainda onde os animais estavam homiziados, o caminhão boiadeiro utilizado e outras informações fundamentais para a prisão”, informou.
A PRISÃO
Durante a noite de ontem, os policiais monitoravam os animais furtados e o caminhão boiadeiro, quando o grupo criminoso passou a agir, embarcando duas vacas e um bezerro no caminhão. Com apoio da Polícia Militar o caminhão bem e um carro que fazia a escolta dos animais transportados foram interceptados e os suspeitos detidos.
Os criminosos foram levados até a DIG, e vão responder por receptação de animal e associação criminosa. Segundo a polícia, o proprietário dos gados também será orientado a a passar os animais por um veterinário para apurar se houve maus tratos.
Os homens presos, de 27, 32, 36 e 48 anos, foram encaminhados para a cadeia pública de Sumaré e permanecem a disposição da Justiça. Segundo a DIG, as investigações continuam para identificar mais envolvidos e localizar o restante dos animais.
LEIA MAIS
Governo Federal anuncia descontos para compra de carros novos no Brasil