São José do Rio Preto (SP), município a pouco mais de 200 km de São Carlos e Araraquara, amanheceu coberta de fumaça nesta terça-feira (17). Segundo a Defesa Civil do município, a qualidade do ar ruim foi causada por incêndios nas regiões de São Carlos e Ribeirão Preto.
Os efeitos das queimadas foram sentidos nas primeiras horas da manhã de hoje. Eram cerca de 6h quando os rio-pretenses sentiam forte odor de fumaça e uma névoa no horizonte.
De acordo com Carlos André Medeiros Lamin, diretor da Defesa Civil de Rio Preto, membros do Corpo de Bombeiros teriam apontado as queimadas nas regiões Central e Mogiana como causadoras do problema por lá.
“Nós olhamos o mapa de ventos e vimos que tem direção de vento daí de Ribeirão e dessa região para cá. Consultamos os Bombeiros e não houve incêndios aqui”, relata.
A forte fumaça deixou o ar difícil de respirar. De acordo com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a qualidade do ar na cidade está “muito ruim”, com índice de material particulado fino em 145 microgramas por metro cúbico de ar. Para ser considerado bom, o índice precisa estar abaixo de 50 micrograma/m³.
“Já aliviou. Lá pelas 9 horas da manhã o céu estava mais limpo. Não tem mais cheiro de fumaça. Está aquela poeira em suspensão. Os ventos aumentaram a velocidade e acabaram levando (a fumaça)”, disse.
Incêndios na região
A segunda-feira (16) foi marcada por diversos incêndios na região de São Carlos. O maior dele atingiu área de preservação próxima à represa do Broa, em Itirapina. Só no município de São Carlos foram contadas dez ocorrências. Nas imediações de Araraquara, Rincão teve incêndio de grandes proporções que destruiu uma área de vegetação.