Prometida para ser entregue em 90 dias, a reforma da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Cidade Aracy já está há 160 dias atendendo em endereço alternativo. Consultada, a Secretaria de Saúde informou ter notificado a empresa responsável pelas obras.
O anúncio da mudança de local para a reforma ocorreu em 12 de maio deste ano, com a promessa de que a entrega da reforma se daria em 90 dias. O prazo contratual venceu em meados de agosto, no entanto, não foi cumprido.
Enquanto isso, quem precisa dos serviços médicos da UPA passa calor e desconforto no Centro da Juventude. O prédio que foi concebido para receber atividades culturais recebeu um “puxadinho” com tendas e paredes provisórias para ampliar o espaço.
A dona de casa Kelly Cândido, moradora do Ipê Mirim, acompanhou o marido até a UPA provisória para que ele recebesse atendimento médico. Com sintomas de virose, o esposo, Kelly e o bebê de nove meses do casal esperavam sob uma árvore para não passar calor.
A moradora afirmou, ainda, que a sala onde é realizada a medicação é “improvisada”.
Outra paciente jovem, que preferiu não gravar com a reportagem, também reclamou da situação. Em questão de atendimento, “ambos estão demorados”, mas o prédio antigo “pelo menos tinha onde se sentar”.
O acidade on esteve no prédio original da UPA do Cidade Aracy. No local, há predomínio de odor de tinta fresca, mas na tarde desta terça-feira (24), não havia trabalhadores da reforma no local. Quem vive no entorno afirmou não ver movimento da obra há tempos.
De movimentação na UPA em reforma somente há a dos pombos, do lado de fora. A presença de columbídeos foi uma das motivações para a reforma da UPA do Cidade Aracy. O local também carecia de telhado novo, pois chovia dentro.
Quem reivindica a finalização da reforma da UPA da Vila Prado ainda deve esperar mais. Consultada, a Secretaria de Saúde afirmou que “já notificou” a empresa responsável pela obra – e pelo atraso -, as informou que a reforma está em finalização. Sobre a entrega, a expectativa é que ocorra em novembro, liberando o prédio para a mudança de volta.
Questionada sobre eventuais aditamentos (acréscimos) ao contrato de reforma, não houve resposta até o momento.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.