Três municípios da região de São Carlos estão enfrentando seca extrema em 2024, mostra estudo realizado pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) divulgado nesta semana.
Ibaté, Ribeirão Bonito e Dourado são municípios com a estiagem em maior nível de gravidade, afirma o órgão federal. Praticamente todas as outras cidades da região, incluindo São Carlos, se encontram em seca severa.
Em todo o país, 1.024 municípios estão sob as classificações mais altas de seca, entre severa e extrema.
A seca tem afetado a vida dos moradores da região, seja com o baixo índice de umidade relativa do ar, que agrava os sintomas de doenças respiratórias, ou com a falta de água registrada em diversas localidades.
O Cemaden também alerta que a seca tende a aumentar a ocorrência de queimadas. Os registros de focos de incêndio atingiram um pico neste ano, passando de 20 mil casos anuais em 2023 para mais 33 mil neste ano, e somando.
Fique ON!
Quer se manter bem informado no maior portal de notícias do interior de São Paulo? Fique on com os nossos grupos e redes sociais, acesse abaixo:
📲 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.