- Publicidade -
CotidianoRio Claro tem capacidade para vacinar 1,6 mil pessoas por dia contra Covid

Rio Claro tem capacidade para vacinar 1,6 mil pessoas por dia contra Covid

Segundo a prefeitura, o número pode ser ampliado caso haja necessidade; São Carlos (SP) segue até o momento sem um plano municipal de vacinação

- Publicidade -

Prefeitura apresentou plano municipal de imunização na segunda (18). Foto: Reprodução/Redes sociais

Após a Anvisa autorizar o uso emergencial da Coronavac e de Oxford e o início da vacinação pelo governo do estado de São Paulo, no domingo (17), a Prefeitura de Rio Claro (SP) anunciou o plano de vacinação contra o novo coronavírus, na manhã desta segunda-feira (18).

- Publicidade -

Rio Claro tem capacidade para vacinar 1,6 mil pessoas por dia contra a Covid-19 e esse número poderá ser ampliado, caso haja necessidade, segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Suzy Berbert.  

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS NOTÍCIAS

A administração municipal não sabe exatamente quando a vacinação será iniciada porque depende da distribuição das doses.

Rio Claro está entre as 200 maiores cidades do estado que irão receber diretamente a vacina, outros 25 polos regionais serão responsáveis pela redistribuição das doses aos outros 444 municípios.

Grupos prioritários
Segundo o departamento de Vigilância em Saúde, Rio Claro ainda não recebeu qualquer comunicado sobre a quantidade de doses que irá receber, mas é necessário mais de 33 mil doses para imunizar dois grupos prioritários.

São 7.540 doses para vacinar os profissionais de saúde. Já para as pessoas com mais de 60 anos serão necessárias cerca de 25 mil doses. Rio Claro não tem população indígena ou quilombola.

- Publicidade -

Serão necessárias mais 19 mil doses para a segunda fase que será composta por pessoas com comorbidades, trabalhadores da educação, pessoas com deficiências graves, forças de segurança, funcionários do sistema penitenciário e população privada de liberdade.

Segundo um estudo da Unesp, seria necessário vacinar 70% da população para que Rio Claro atingisse a chamada imunização de rebanho, ou seja, mais de 140 mil pessoas precisam ser vacinadas.  

Prefeitura apresentou plano municipal de imunização na segunda (18). Foto: Reprodução/Redes sociais

Vacinação
Para ser vacinado nessa primeira fase, é preciso apresentar documentação que comprove o pertencimento ao grupo prioritário, ou por meio de documento que prove a vinculação ativa do trabalhador de saúde com o serviço ou por documento que comprove a idade no caso de pessoas acima de 60 anos.

O plano havia sido elaborado para ser iniciado em 25 de janeiro, pelos profissionais de saúde, com a inclusão dos grupos de idosos a cada semana, mas pode ser antecipado se as doses chegarem antes.

O município tem ao todo, 18 unidades para vacinação, mas na fase inicial apenas 14 deverão ser utilizadas, são elas as 11 Unidades de Saúde da Família (USF) que têm capacidade para vacinar 100 pessoas por dia e as três Unidades Básicas de Saúde (UBS), duas delas com capacidade de vacinação de 200 pessoas/dia e uma com capacidade para 100/dia.

O horário de vacinação será ampliado e as salas funcionarão por 10h por dia, das 7h às 17h.

Caso haja necessidade e vacinas suficientes, poderá ser feita a ampliação com o aumento de equipes por sala, ou abertura de mais salas ou postos volantes e abertura das salas nos 4 primeiros sábados.

A prefeitura estuda a vacinação domiciliar para pacientes acamados e a Secretaria de Segurança Pública deverá dar apoio na segurança das doses armazenadas.

*Com informações do G1 São Carlos e Araraquara.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -