A Avenida Dr. Teixeira de Barros vai ganhar revitalização do canteiro central, as uma das reclamações dos comerciantes e moradores da região, a iluminação pública, deve ficar para depois, segundo a Prefeitura.
Às vésperas do início do horário especial de fim do ano, lojistas da avenida comercial da Vila Prado cobram mais iluminação e segurança. A colocação de lâmpadas LED está no cronograma da Prefeitura, mas depende de liberação de empréstimo de R$ 30 milhões junto ao governo do Estado para sair do papel.
Fernando Pedrino tem uma loja de informática há 16 anos no local e reclama de falta de iluminação no local. Lixeiras quebradas e mobiliário insuficiente estão na lista de queixas do empresário.
“A parte da calçada é muito ruim. Até perigoso as pessoas passarem por aqui, pois é toda defeituosa, sem pedaço de calçamento, enfim, as árvores, precisava de uma manutenção melhor”, comenta.
A secretária Grazieli Saldanha viu muitos idosos irem ao chão devido às irregularidades no piso do canteiro central. O local, de intensa arborização, atrai os moradores, mas as armadilhas podem machucar.
“Muita gente vi tropeçar e cair por causa das raízes das árvores que ficam elevadas. A iluminação dessas luminárias centrais, que é muito escura. A noite aqui é muito perigoso. Um comércio para ficar funcionando a noite em época de fim de ano fica tudo muito escuro e perigoso para a gente”, reclama.
Géssica Moraes vê como positiva as melhorias, afirmou que está “bem abandonado”. No canteiro há pontos com entulho e lixo acumulados. “Há muito tempo não reforma”.
O edital da revitalização foi lançado pela Prefeitura e prevê, entre outros pontos, a colocação de novas lixeira e bancos, regularização de pisos e guias e melhorias nas rampas de acessibilidade nas esquinas. A obra está orçada em quase R$ 90 mil, de acordo com o secretário de Obras Públicas, João Batista Muller.
“Vamos fazer a alteração, pois as raízes das árvores de grande porte acabaram levantando muitas guias e o passeio público. Dentro da licitação está a intervenção nestes locais para que possamos colocar tudo no mesmo nível para poder ter acessibilidade para quem frequenta aquela região”, afirma.
Para o futuro, Muller planeja nova intervenção na via conhecida como “Rua Larga”. Serão melhoradas as rampas de acesso às calçadas opostas ao canteiro.