O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de São Carlos já iniciou a substituição da rede de distribuição de água da rua Dona Alexandrina, no trecho compreendido entre a avenida Trabalhador São-Carlense e a rua Jesuíno de Arruda. Serão substituídos aproximadamente 5 km de rede de água e 277 ligações domiciliares.
“As redes da região central possuem mais de 70 anos e foram construídas com materiais que sofreram muito desgaste com o passar do tempo. As substituições ocorrerão de forma gradual, com priorização das redes de distribuição que possuem maior índice de reparo por vazamento”, informa o presidente da autarquia Benedito Marchezin.
Na execução dos trabalhos está sendo empregado o método não destrutivo, utilizando técnica de perfuração direcional, com considerável diminuição na necessidade de abertura de valas e recortes no asfalto, tudo para reduzir intercorrências na região central. Outra inovação é a utilização de tubos maiores em Pead (polietileno de alta densidade) com solda em termofusão, proporcionando maior resistência, durabilidade e facilidade de instalação às novas redes públicas. A expectativa é que a tecnologia praticamente elimine os futuros problemas de vazamento na rede.
A troca do encanamento custa R$ 528,8 mil e tem prazo de conclusão de meses. Do valor, 34% será pago por recursos próprios do Saae e 66% a partir de projeto aprovado junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), com repasse ao município sem a necessidade de reembolso ao órgão estadual.
A obra marca o início das melhorias que constam do planejamento do Saae para os próximos anos e tem como objetivo principal a redução dos índices de perdas de água no município, além de garantir a regularidade e qualidade na distribuição de água potável à população.
Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 0800 300 15 20. A ligação é gratuita.