Um foguete chinês descontrolado pode cair na Terra neste domingo (8). Cálculos feitos por cientistas mostram que há a possibilidade de o Long March 5B cair em território brasileiro, inclusive.
Cientistas de todo o mundo estão tentando prever de que forma e como o veículo pode reentrar na atmosfera da Terra. Há receio de que alguns dos destroços poderão cair no solo.
Esse foguete foi lançado junto com um módulo que marcou o início do plano chinês de construir uma estação espacial.
Segundo os cientistas, o local exato de reentrada do equipamento só será conhecido dentro de poucas horas da queda do equipamento.
O foguete tem 22 toneladas e a maior parte dos destroços acaba por se incendiar na atmosfera, mas há receio de alguns destroços atingirem o chão, segundo o canal de TV português RTP.
Em entrevista à mídia portuguesa, Jonathan MacDowell, astrofísico da Universidade de Harvard, afirmou que a situação não deve criar grandes problemas. Se algum destroço cair, as maiores chances de que seja no Oceano Pacífico “porque ocupa o maior espaço da Terra”.
As chances de o objeto cair em solo brasileiro são pequenas, mas existem, nos cálculos da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramom). A entidade, em conjunto com a empresa de meteorologia Clima Ao Vivo e pela comunidade internacional, mostram que as chances são de 1,48%.