A Santa Casa de São Carlos realizou na quarta-feira (15) a segunda captação de coração de 2024. Também foram recebidos córneas e rins que poderão beneficiar cinco pessoas que estão na fila nacional de transplantes.
O doador é um homem de 39 anos que teve morte encefálica. A família autorizou a doação.
O procedimento foi realizado por três equipes especializadas: o coração foi captado pela equipe do hospital Albert Einstein; os rins pelo Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto; e córneas pela equipe da Santa Casa.
Todos foram auxiliados e acompanhados por profissionais da Santa Casa, que teve o apoio da Prefeitura de São Carlos, da Guarda Municipal e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Em 2024, a Santa Casa realizou seis captações múltiplas de órgãos. Além disso, ocorreu a segunda captação de coração, sendo a primeira realizada em março.
Ação cidadã
A doação só acontece se a iniciativa partir dos parentes do paciente após a morte encefálica e se não houver nenhuma possibilidade de recuperação.
Com a liberação, a captação acontece imediatamente, já que alguns órgãos ficam ativos apenas por determinado tempo. Depois, são enviados para os pacientes receptores conforme a fila do Sistema Nacional de Transplantes e a compatibilidade dos órgãos do doador com o receptor.
De acordo com dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde divulgados na quarta, 71.497 pessoas aguardam por transplante de órgãos e córneas no Brasil. Em 2024, já foram realizados 8.943 transplantes no país.
FIQUE ON!
Quer ficar ligado em tudo o que rola em São Carlos? Siga o perfil do acidade on São Carlos no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on São Carlos no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Carlos e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99149-9787.