- Publicidade -
CotidianoSanto Antônio: entenda a fama de "casamenteiro" e superstições

Santo Antônio: entenda a fama de “casamenteiro” e superstições

Nesta segunda-feira (13) é celebrado o dia do santo dos milagres, cuja comemoração acontece na paróquia da Vila Prado, em São Carlos

- Publicidade -

Paróquia de Santo Antônio em São Carlos. Foto: acidade on
Paróquia de Santo Antônio em São Carlos. Foto: acidade on

Mesmo também sendo protetor das coisas perdidas, dos pobres e até chamado de santo dos milagres, a maior fama de Santo Antônio é a de casamenteiro, e por conta disso, nesta segunda-feira (13) muitas pessoas recorrem a superstições para conseguir um amor. Mas a pergunta que muitos não sabem a resposta é: qual é a história por trás do título?

- Publicidade -

São inúmeras virtudes e milagres atribuídas a Santo Antônio, mas mesmo diante de tantos relatos, a maior fama conquistada foi a de casamenteiro. Segundo a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a história é que em certa ocasião, o santo intercedeu por uma jovem que teria conseguido fazer um ótimo casamento. 

VEJA MAIS: 

Dia de Santo Antônio é celebrado com missas e bolo em São Carlos 

Na história, essa moça teria recebido do santo um bilhete para entregar a um determinado comerciante que pedia a ele que desse à moça moedas de prata segundo o peso do papel.

Pensando que o papel pesava pouco, ele aceitou, mas a surpresa é que foram necessários 400 escudos da prata para que a balança chegasse ao equilíbrio. Naquele momento, então, o comerciante lembrou-se de uma promessa que havia feito a Santo Antônio e que não havia cumprido, cujo valor era exatamente o mesmo valor. Com isso, a jovem recebeu a quantia e pode realizar seu casamento. 

- Publicidade -

Venda de pães e bolos na Paróquia de Santo Antônio. Foto: acidade on
Venda de pães e bolos na Paróquia de Santo Antônio. Foto: acidade on

Foi exatamente essa história que rendeu diversas crenças e superstições, entre elas: 

– Virar a imagem do santo de cabeça para baixo até que se encontre um amor;
– Tirar o menino Jesus dos braços da imagem até que se encontre um amor;
– Encontrar a medalha ou imagem do santo no bolo do padroeiro;
– Manter a imagem em um local escuro e pedindo para encontrar a alma gêmea para “ter luz na vida”;
– Colar uma imagem do santo embaixo de um pires e acender uma vela, enquanto a vela queimar, o fiel faz seu pedido e depois enterra os restos da vela.

Outra tradição que também se mantém ativa há centenas de anos é o famoso pão de Santo Antônio, que é visto pelos fieis como um símbolo de proteção e bênção, que se guarda de um ano para o outro, para que não falte o pão na mesa da família.

Mas mesmo com tantas superstições, o maior resultado vem mesmo com a oração. Os atos concretos são muitos, mas todos eles devem ser finalizados com uma sincera reza em pedido e agradecimento ao santo que tem tantas graças atendidas em seu nome.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -