O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse em cerimônia nesta segunda-feira (18) que a vacinação contra a Covid-19 será iniciada a partir das 17h em todo o país. Em São Carlos (SP), a vacinação deve ter início em 25 de janeiro, mas a prefeitura aguarda uma posição dos órgãos competentes para finalizar o plano municipal de imunização.
Pazuello deu início à distribuição das doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, para todos os estados do país. As caixas saíram do centro de distribuição de logística do Ministério da Saúde em Guarulhos, na Grande São Paulo.
A distribuição das vacinas será feita com aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e caminhões com áreas de carga refrigerada. Com as vacinas entregues, os governos estaduais irão se encarregar de levar as vacinas até os municípios.
Segundo o Ministério da Saúde, o estado de São Paulo receberá 1.349.200 doses, maior quantidade em comparação aos outros estados do país. No total, a região Sudeste terá 2.493.280 doses da CoronaVac.
Plano Estadual de Imunização (PEI)
Após a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Governo do Estado de São Paulo realizou seu início simbólico de vacinação com a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, e outros profissionais da saúde. A primeira indígena vacinada do Brasil, Vanuzia Costa Santos, também foi imunizada na cerimônia.
Com isso, o governador João Doria comunicou o início da vacinação para esta segunda-feira (18), quando entra em operação um plano logístico de distribuição de doses, seringas e agulhas, com envio das grades para imunização de trabalhadores de saúde de seis hospitais referência do estado.
As unidades foram selecionadas para a fase inicial por serem hospitais-escola regionais, com maior fluxo de pacientes em suas áreas de atuação. Todos iniciam nesta semana a vacinação de suas equipes, que totalizam 60 mil trabalhadores.
Na sequência, vacinas e insumos também serão enviadas a polos regionais para redistribuição às prefeituras, com recomendação de prioridade a profissionais de saúde e que atuam no combate à pandemia.
Por conta da compra das 6 milhões de doses da CoronaVac, a campanha de imunização contra a Covid-19 no Estado será desenvolvida seguindo a disponibilidade das remessas do órgão federal. Assim que o Ministério viabilizar mais doses, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo serão divulgadas pelo governo estadual.
Em São Carlos
Com isso, ainda não se sabe quantas doses serão enviadas para o município de São Carlos (SP) e nem como será a logística para a realização desta cobertura. No entanto, os profissionais da saúde devem continuar a serem os primeiros vacinados.
A prefeitura informou que está aguardando informações definitivas da Anvisa, do Ministério da Saúde e do Governo Estadual para finalizar o plano de vacinação municipal.
A primeira etapa estava prevista para começar em 25 de janeiro, também com profissionais da saúde que estão na linha de frente e com idosos, de forma escalonada. Serão duas doses para cada pessoa em um intervalo de 21 dias entre as aplicações.