São Carlos (SP) atingiu, na quinta-feira (14), a maior média móvel de novos casos de Covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020. Os dados são da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).
Com 93 novos casos de média, a cidade ultrapassou o pico anterior, em 23 de dezembro, quando a média fora de 80. Desde meados de novembro, o município vem aumentando a média móvel, entre aumentos e quedas.
Na quarta-feira (13), São Carlos já havia atingido a segunda maior média móvel de casos. De acordo com balanço divulgado pela Prefeitura de São Carlos, a taxa de ocupação de leitos de UTI destinados a casos de Covid-19 era de 75% na quinta-feira. Dos 24 leitos de UTI destinados a adultos da cidade, 18 estavam ocupados. Não havia internação em UTI destinada para crianças.
Em entrevista ao ACidade ON São Carlos em 4 de janeiro, o médico epidemiologista e professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Bernardino Alves Souto, havia calculado que a cidade poderia sofrer os reflexos das festas de fim de ano entre 15 e 21 dias após a virada do ano.
Veja também:
São Carlos poderá sentir reflexos epidemiológicos das festas em até 21 dias
Doria mantém São Carlos na fase amarela do Plano São Paulo
Itirapina e outras cidades da região regridem para fase laranja
São Carlos pode receber pacientes pediátricos de Manaus com Covid-19